segunda-feira, 31 de março de 2008

Geleira gigantesca se desprende da Antártica

Foi notícia na última semana, o desprendimento de um bloco gigantesco do gelo "eterno" da Antártica. Veja notícia de 26.03.2008, que pode ser encontrada em:
Uma geleira gigantesca se desprendeu do continente antártico e pode desaparecer em 15 anos. O alerta do grupo de pesquisadores britânicos da Antártica foi apresentando, nesta quarta-feira, no Painel sobre Aquecimento Global do parlamento europeu, em Bruxelas.
Imagens do início do mês mostram o bloco de 415 km² que se soltou e está derretendo rapidamente. É quase a área de Florianópolis.
Mas a notícia do derretimento de geleiras não é recente. Uma notíca veiculada pela Redação do Portal Terra em: Quarta, 7 de agosto de 2002, 21h01 (e infelizmente não está mais acessível no Portal), trazia uma divulgação do Greenpeace sobre o derretimento de geleiras no Polo Norte. Veja abaixo:

Os tripulantes do navio Rainbow Warrior, do Greenpeace, divulgaram hoje os resultados de uma expedição de documentação sobre as geleiras nas ilhas de Svalbard, no Ártico, que chegam a apresentar um derretimento de até 150 metros por ano devido ao aquecimento climático.
O organização de defesa ambiental emitiu hoje um alerta sobre o derretimento dos glaciares no Ártico. Baseados em fotos do Norwegian Polar Institute que documentaram a evolução nas ilhas, cientistas do Greenpeace disseram que as mudanças são preocupantes.
As ilhas ficam cerca de 600 quilômetros ao norte da Noruega. O nome Svalbard significa "a terra com a costa fria", e cerca de dois terços da área é coberto por glaciares. na ilha de Blomstrandbreen, os blocos de gelo começaram a se retrair por volta de 1900 e perderam cerca de dois quilômetros em 80 anos. Desde 1960, o ritmo do derretimento tem sido de 35 metros por ano, e ainda maior na última década.
O comunicado do Greenpeace afirma que o derretimento é causado pelas altas temperaturas. "Os glaciares estão diminuindo e nós corremos o risco de perdê-los se não reduzirmos drasticamente o efeito estufa", disse a organização. Os glaciares, de acordo com o comunicado, "são um dos mais visíveis e alarmantes sinais de que a mudança do clima é real".

Certamente esta não será a última notícia sobre derretimento. Infelizmente...

Nenhum comentário: