terça-feira, 10 de junho de 2008

Histórico dos Recursos Hídricos - II


O Clube de Roma

É formado por um grupo de pessoas ilustres que se reunem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados à política, economia internacional e, sobretudo, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Foi fundado em 1968 por Aurelio Peccei, industrial e acadêmico italiano e Alexander King, cientista escocês.
Tornou-se um grupo muito conhecido em 1972 devido à publicação do relatório elaborado por uma equipe do MIT, contratada pelo Clube de Roma e chefiada por Meadows, intitulado "Os Limites do Crescimento", que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 30 idiomas, tornando-se o livro sobre meio ambiente mais vendido da história.
O referido Relatório tratava essencialmente de problemas cruciais para o futuro desenvolvimento da humanidade tais como: energia, poluição, saneamento, saúde, meio ambiente, tecnologia, crescimento populacional, entre outros.
Utilizando modelos matemáticos o MIT chegou a conclusão que o Planeta Terra não suportaria mais o crescimento populacional devido à pressão sobre os recursos naturais e energéticos e o aumento da poluição, mesmo considerando o avanço das tecnologias.
O atual presidente do grupo é o Príncipe El Hassan bin Talal da Jordânia. Outros membros ativos são Benjamin Bassin, a Rainha Beatriz dos Países Baixos, Juan Luis Cebrian, Orio Giarini, Talal Halman, Javier Solana, Mugur Isărescu, Kamal Hossain, Esko Kalimo, Ashok Khosla, Martin Lees, Roberto Peccei, Maria Ramirez Ribes, Victor A. Sadovnichy, Adam Schaff, Majid Tehranian, Raoul Weiler, Anders Wijkman, e Mikhail Gorbachev.
Fontes:
e o Site Oficial do Clube de Roma:

Nenhum comentário: